Ecos dos Anos 90: Savatage ao vivo no Japão (1994)

Enquanto o mundo assistia a uma nova geração de rock desmoronar, arrastada pela mesma enxurrada de excessos dos artistas anteriores, uma banda americana se entregava a música para superar o luto e seguir carreira.

Essa banda era o Savatage, ainda sentindo o falecimento do fundador e talentoso Criss Oliva, num trágico acidente de carro. Chega a ser irônico que Criss, um conhecido abstêmio, tenha sido morto por um motorista bêbado e que não tenha vivido para ver os pretensos iconoclastas que zombavam de sua música serem consumidos pela heroína.

Para o posto de Criss, foi recrutado o igualmente talentoso Alex Skolnick, ex-Testament e veterano de um milhão de outros projetos (rock, metal, jazz, blues, etc). Completavam a formação que subiu ao palco Jon Oliva, Zack Stevens, Jeff Plate e John Lee Middleton.

Os fãs japoneses que lotaram o histórico Club Città, um dos poucos teatros do Japão onde o público podia dançar e ficar em pé, viram uma apresentação enérgica que nada tinha de réquiem: era um precioso apelo e uma forte celebração da vida.

Diversas músicas, novas e antigas, tocadas com "puch" e emoção encantaram a geração que teimava em redescobrir o Heavy Metal e estava de saco cheio da sonoridade de "mano" e pseudo alternativa. Por meio do VHS mais tarde chamado de Live Japan 1994, toda uma nova safra de metalheads percebeu que rock é arte e se dedicou a levar tal legado adiante.

E esse, na minha opinião, é o espírito que pairava sobre a música pesada naquele ano. O espírito de um compromisso com algo maior do que arenas e vendas. Um compromisso com a ARTE. O espírito de Criss Oliva.

Faixas

  1. "Taunting Cobras"
  2. "Edge of Thorns"
  3. "Chance"
  4. "Conversation Piece"
  5. "Nothing Going On"
  6. "He Carves His Stone"
  7. "Jesus Saves"
  8. "Watching You Fall"
  9. "Castles Burning"
  10. "All That I Bleed"
  11. "Stare Into the Sun"
  12. "Damien"
  13. "Handful of Rain"
  14. "Sirens"
  15. "Gutter Ballet"
  16. "Hall of the Mountain King"

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, Sudeste, MIRASSOL, Homem, de 26 a 35 anos, English, Portuguese, Música, Cinema e vídeo

 
Visitante número: